Em 10 de junho de 2009, a Gabriela Rolim postou no seu blog um texto com um título bem parecido com este. Na época, ninguém imaginava que ele seria profético.
Não falo da entrevista que a Tessália, mais conhecida como @Twittess, viria a dar para a publicação logo adiante, mas para a iminência de um convite para um ensaio ocorrer assim que ela saia da casa do BBB, seja como eliminada em alguma edição ou como vencedora.
Sim, para você que está numa situação semelhante à de Chuck Noland no universo do Twitter e dos assuntos mais "hot" da internet, a curitibana Tessália Serighelli foi uma das selecionadas para participar do reality show-trash da TV Globo em sua décima edição.
Sim, trash. Não vou dizer agora que aprecio a qualidade do programa só porque uma pessoa da qual eu gosto vai participar.
Torço para que ela até vença o grande prêmio e se lembre do pobre blogueiro aqui (eca, usar essa expressão, mas tudo bem) que tanto a defendeu (ironia on, please), mas não nego que acho BBB um lixo semelhante à "Fazenda" da Record e todos esses reality shows que transformam uzerumano e suas mazelas em exibição de zoológico.
Só que chegar a ser uma "big brother" (ou seria sister?) é sim, um grande passo para Tessália, não porque ela seja cultural e intelectualmente insipiente, coisa que ela não é absolutamente, mas porque essa exposição era um de seus objetivos.
A partir de uma conta no Twitter ela apareceu em grandes veículos de comunicação, fez ensaios para revistas, foi indicada para um prêmio na MTV e agora foi chamada para um programa em TV aberta de grande audiência no horário nobre.
Digo que é um grande passo para ela porque a Twittess não tem como objetivo reescrever um tratado de física nuclear, não quer se candidatar a presidente (se bem de que seria melhor ela "lá" do que a bonitona da Dilma, não?), não pretende outra coisa senão continuar sendo a menina simpática que sempre foi, que distribui cool links diariamente, bate-papo com seus seguidores, comenta fofocas do dia a dia de forma espirituosa e escreve em seu blog sobre variedades.
Diferente de seus detratores, dos quais não perderei tempo falando hoje porque já tratei deles aqui e aqui, e que se levam a sério demais, ela não se considera uma grande escritora injustiçada e confinada num blog, um cientista de Wikipedia ainda não valorizado pelo Nobel (se bem de que depois do Obama, o Nobel virou Troféu Imprensa) ou ainda uma ilustre formadora de opinião só porque é convidada para lançamentos de produtos e ganha brindes em troca de falar bem deles depois.
A Twittess só agiu até aqui com um único objetivo claro: tornar-se uma figura do universo "pop". E o que mais pode torná-la pop (seja lá que diabos isso valha) do que aparecer no Big Brother Brasil e depois arrumar uns contratos por aí?
O que a turma do gueto da bostosfera (como carinhosamente chamo os azedinhos da tal "blogosfera") não entende é que o conceito de relevância deles não se aplica à Twittess, antes de mais nada porque a relevância dela fora dessa panela de blogs e Twitters da "tchurma" do "PQP Camp" soterraria facilmente qualquer um deles.
Uma coisa é você ser um escritor de ensaios famosíssimo na sua área e no ambiente acadêmico. Outra coisa é aparecer na TV, ganhar muito dinheiro com isso e ser "famoso".
Notem, não entro no mérito de um ou de outro, mas todos que culpam a Twittess pela fama que ela possui e pela forma como foi construída, esquecem-se de que é essa fama justamente que ela persegue e, dessa forma, ela sim, chegou lá.
Como muito bem disse o @Gravz em seu artigo ontem, todos os que "detestam" a Twittess somente pelo fato dela ser ela (e não ver problema algum nisso, assim como eu não vejo) e tentaram denegri-la, destruí-la e ridicularizá-la apenas por este motivo, devem ter em mente uma coisa bem simples: ela venceu, vocês perderam.
E perderam feio.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Twittess na Playboy
Marcadores:
blog,
blogosfera,
Brasil,
cultura,
hipocrisia,
internet,
sociedade,
Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
Pior que ontem o que mais se falava naquele twitter era isso, e com muita mais muita inveja da menina...e olha que ela ganha trilhões de coisas...a promoção do Festival Terra ela também ganhou e isso me deixou um pouco raivosa, só não fiquei mais..porque consegui ir para lá..ganhando outra promoção que ela não participou! :P
Belo texto!
acho genial a trajetória da Twitess. Espero que ela se dê muito bem no BBB que aliás está com um povo muito trash.
Ela foi é muito espertinha, rs
Excelente texto, muito bom.
Eu não tenho nada contra a garota ,ela é, linda , inteligente, sim e porque não? Só achava errado quando ela divulgava, publicidade em seu Twitter,sem mencionar que estava prestando serviço, como um post aleatório,como: "ei vejam que legal eu encontrei". Se vc tem foco , e sabe trabalhar com as ferramentas a seu favor , que seja feliz.
Abraços... :-D
Eu penso da seguinte forma, cada um faz as escolhas que acha mais conveniente para si, não importa o que poderá acontecer amanhã, o que realmente importa é o que acontece hoje e agora! Descordo do Alexis nos pontos que dizem respeito à desilusão futura decorrente de desqualificação para isto ou aquilo. Até onde eu sei a Tessália é formada, tem e sempre teve seus meios próprios de vida muito antes da existência do twitter, e não depende dele ou de qualquer outra coisa, como o BBB por exemplo, para seu sustento. Isso sem falar nos inúmeros exemplos que deram certo, o mais recente com a Grazi, que após uma linda participação no BBB engrenou na carreira televisiva de forma surpreendente. O que ocorre é que o oportunismo e a perseverança a levaram onde está! Se vai dar certo, se ela vai sair logo na primeira semana, se vai ganhar... isso tudo não importa, tenho certeza que ela vai se dar bem, chegou aonde está graças a pessoa que é, cativante e sempre fazendo amizades por onde passa, reais ou virtuais, é com certeza uma menina especial. Deixo meus votos de sorte e felicidade, e que tudo de certo na vida dela, enquanto isso vamos cuidar da nossa! Um abraço! – João Gusthavo Borges de Sampaio
Obrigado pela parte que me toca. ;)
concordo com a isabel, haha! Sério, acho a sua forma de 'aparecer' muito mais digna do que essa menina twitteira aí... enfim, beijos
não sou muito boa com palavras,até pq já disseram tudo o que eu pensava.
Os conceitos do mundo mundo mudaram radical e drasticamente! Tá uma loucura!!!Concordo com o Alexis
Mas entendi o texto.Me pareceu ñ ser a favor (nem contra radicalmente) mas deixou claro q se esse era o objetivo dela (de mtos e mtas) ela atingiu!
Não se fazem mais objetivos como antigamente hehehehehe
Perseguir a fama (sem que ela ofereça algo em troca) é algo louvável?
Eu lembro de uma dessas que participaram do BBB, acho que se chamava Juliana, que achava o máximo participar do programa pois nunca mais precisaria entrar em fila de boate (putz!). Ou seja, a fama pode oferecer algo em troca sim, mas como foi dito acima, pode ser algo que pra gente não tenha valor... Beijos
Depende da sua idéia do que é louvável ou não. Isso é que nem achar alguém bonito ou feio, é subjetivo.
Um abraço!
Concordo com o que disse, concordo também com o texto do Gravz de ontem. Na verdade só tô aqui pra dizer que nem sempre concordo com seu ponto de vista, mas tu escreve pra caralho.... rs
Nada tenho contra a Twittess, mas sei não. Talvez eu seja muito careta, talvez eu seja muito lerdo tuiticamente; o fato é que até agora não vi os motivos que levaram a Twittess a conquistar tanta popularidade.
Jackeline e Paola,
Muito obrigado, mesmo.
Bjs
rs..primeiro ao texto: Marcus Vinícius escreves muy bien! Tenho lido seus recados bem escritos , de forma centrada e buscando o máximo de imparcialidade, como um bom jornalista.(ñ sei se és).Fato é que traduziu bem sua defesa a sua amiga, e daí nasce até uma palavrinha quase esquecida: lealdade. Gostei. Masss...o Sr.Alexis faz colocações primorosas sobre a realidade, que nenhum reality consegue! A nossa, minha, tua e dele...de todos os brasileiros, estudados, catedráticos, analfabetos, ricos ou pobres! E...o debate ficou elegante, gostei do jeito de vcs dois duelarem, cavalheiresco! Mas, e a garota, motivo das opiniões? Tomara mesmo que ñ se corrompa em um sistema absolutamente corruptível, plagiando indiretamente Mr.Voltaire. Parabéns gato garoto! Seu blog é acessível e construtivo.
Ana Ferrero
Alexis,
Agora, conhecendo-te melhor, entendo a razão de tamanha divergência de opiniões entre mim e você.. Tenho apenas 22 anos, minha visão de mundo ao que me parece ainda é bastante limitada, peço desculpas se pareci grosseiro ao dizer que discordava de você.
Quem sabe daqui alguns anos eu não mudarei completamente minha opinião, ou quem sabe se continuarei pensando exatamente da mesma forma. Só o que penso é que, apesar do risco iminente, vale a pena tentar... Se é e sempre foi uma vontade dela, acredito que valha a pena correr os riscos, afinal ninguém sabe o dia de amanhã, as oportunidades passam, as veses uma vida inteira passa sem que aquele que a VIVE simplesmente VIVA! Desde que não prejudique ninguém, creio que não se deve atravessar o caminho aqui na Terra deixando para traz sonhos e vontades. Como eu disse, vamos deixar a menina viver a vida dela, e tirar suas próprias conclusões.
Um Abraço, João Gusthavo Borges de Sampaio
Boas as colocações tanto do Alexis quanto do João Gustavo. Isso que um blog de verdade deve proporcionar: discussão de alto nível, troca de idéias e opiniões, e o seu consegue! Bjs
Alexis,
O que posso dizer depois do seus belos e bem argumentados textos? Além do tempo em seu favor. Grande o tempo que nem sempre é nosso inimigo, maturidade, resultado do tempo.
Bom, ainda tenho que refletir se o comentário em um blog pode realmente mudar a vida de alguém, eu sou assim não respondo sem pensar e isso é assunto para pensar, quem sabe até por anos. Não estou convencida que apenas criticar de longe mude alguma instituição ou alguém. Preciso pensar, ok? Conheço pessoas que sempre viveram de acordo com as “regras” sociais e de boas famílias, que tomam tantos antidepressivos ou mais do que alguém leva uma vida no “submundo”.
Eu não preciso me justificar, mas por simpatia a você gostaria de dizer que levo uma vida super careta, tive uma educação com valores e sou muito feliz vivendo de acordo com as regras da sociedade, formada, empregada, casada, monogâmica, heterossexual, não bebo, não fumo, não uso drogas. Porém, muitas vezes sou discriminada justamente por isso!!! Por pessoas que tem uma vida diferente da minha e que acreditam que são mais felizes. Não existe diferença alguma entre eles e entre você, ambos por “bons motivos” querem mudar o comportamento de quem está cômodo e feliz em sua condição.
Tenho consciência que a manipulação do poder entra pela porta do entretenimento. Quanto menos sabedoria, mais manipulação. Mas aí que entram os valores da família, não adianta nos preocuparmos com a moça se não sabemos nem como foi educada.
Me identifiquei e simpatizei quando falou de sua filosofia de vida: " mude um , para mudar o mundo" , também faço disso minha jornada e se para você é relevante e justificável mudar alguém mesmo distante de afeto, vou refletir sim.
A maneira que criou seus filhos é linda e muito digna! Está deixando um legado que fará a diferença. Posso ser jovem , mas sei que é impossível abraçar o mundo, justamente por isso gosto dessa teoria do “um a um”, vejo resultados. Mas nunca a coloquei em prática sem afeto. Aprendi também que não adianta querer ajudar quem não quer ser ajudado é um fato da vida. Quem saí machucado é quem estende a mão.
Meu agradecimento é o seguinte: adoro pessoas com idéias que me estimulam a refletir, e você fez isso. Obrigada!
twitter: @polzza
Só lamento as pessoas buscarem reconhecimento em BBB's e Fazendas.
Por que ninguém pensa em escrever um livro?
Infelizmente, vivemos numa sociedade que cultua a "bossalidade", e que julga por aparências e estereótipos.
E enquanto a gente fala, aconselha e tem um discussão extremamente rica, pessoas estão assistindo BBB e celebrando a idiotice, o preconceito, o fútil e a pornografia cada vez mais presente na TV brasileira.
Postar um comentário