terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Palmeiras, sua diretoria e sua torcida

Lá pelo início do ano fizeram este profético vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nI4mP4NefQM , para tirar sarro de um outro vídeo feito sobre o Palmeiras, um tal "vídeo motivacional", que uma comunidade de orkut (que tem toda a pinta de ser apadrinhada do clube) fez.

O tal "vídeo motivacional"(na verdade um conjunto de imagens piegas, música brega e depoimentos de torcedores), foi feito por esta trupe do orkut talvez na intenção de obter uma e outra "benção" da cartolagem do clube.

Cartolagem esta que ao invés de se preocupar tanto em cooptar a simpatia de internautas e membros de torcidas organizadas, deveria é arregaçar as mangas e trabalhar sério pelo clube, coisa que pelos resultados que vemos em campo, e pela qualidade do futebol do time, não está sendo feita a contento.

Já esse vídeo feito pela turma considerada "corneteira", eu achei engraçadíssimo, porque satiriza todo esse picadeiro que o Palmeiras se transformou na última década.

Mas tem torcedor que acha um absurdo, diz que esse tipo de crítica acerba atrapalha e que "nenhuma empresa vai pra frente se os funcionários não tem estímulo".

Noves fora o salário gordo que todos e os jogadores e comissão técnica, além de dirigentes, recebem, e que deveria ser estímulo mais do que suficiente, eu acredito que a torcida do Palmeiras apóie o time até demais.

Você que me lê concorda que os palmeirenses, em sua maioria e totalmente contra o que eu acho que deveriam fazer, apoiam esse time bem mais do que ele merece?

Grita, vibra, faz aqueles videozinhos dizendo "Eu acredito em você, Marcão!", e nem assim o clube consegue alavancar suas participações nos campeonatos relevantes (Copa do Brasil, Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores)?

Talvez não seria a hora de parar de acreditar tanto no tal "futuro" que nunca chega e entender que se nada for feito no presente vai continuar essa esculhambação que está aí?

A tal "arena" que supostamente iria ficar pronta em dezembro de 2010, depois de passar por quase 2 anos de obras a partir de 2008(no máximo início de 2009), ainda não começou a sair do papel em abril de 2009.

Isso é só um exemplo.

A torcida dá crédito há 10 anos, daí falemos de Mustafá. Ok, a torcida dá crédito há 4 anos. Tá, falemos de Della Monica e Palaia...a torcida dá crédito há 2 anos(que é quando essa turminha da Muda Palmeiras entrou no comando do futebol), e aí?

Tirando ameaçar dar uns sopapos em juízes e "matar os bambis"(SIC) o que mais o Professor Doutor Belluzzo conseguiu em sua gestão além de uma suspensão do futebol por meses e perder o Campeonato Brasileiro mais ganho dos últimos tempos?

Qual elenco nós temos? Que divisão de base nós temos? Que revelações do clube nós temos, que não sejam jogadores arrendados da Traffic, que chegam em janeiro e voam para a Europa em julho? Que estádio reformado nós temos?

Continuando este exemplo corporativo (do funcionário que só trabalha com estímulo, bla, bla, bla), eu pergunto, usando uma outra situação: que gerente de banco continua dando limite de cheque especial para um cliente que não realiza um depósito decente há 10 anos? Porque Série B e Paulistinha são, quando muito, trocado da compra do mês.

Essa é a visão dos assim chamados "cornetas" e é justamente porque ela se coaduna com os fatos que cercam a instituição Palmeiras que ela é tão combatida pelos apaixonados que não querem enxergar a verdade e pelos sabujos que querem uma boquinha no clube, ou que já estão em uma.

E é justamente por isto que o clube se apequena a cada dia: uma mistura de amor cego de um lado e das piores intenções do outro. Mais um ano chegou ao final, mais um ano a torcida do Palmeiras assiste a festa alheia e ouve promessas para "o ano que vem".

Pobre Palmeiras, que um dia foi potência no futebol mundial e hoje é apenas o virgem do Século XXI, o eterno "campeão do ano que vem".

Muda Palmeiras, mas muda MESMO.

1 comentários:

Diego Maulana disse...

É, não há o que falar. O texto está perfeito. Sempre ouvimos as mesmas promessas, as mesmas ladainhas e nada acontece. Se o conceito de planejamento é isso ai o que fizeram, é melhor não ter um. Sobre a motivação, se salários em dia e a oportunidade de jogar em um time como o Palmeiras não estimulam, esses caras estão na profissão errada. Temo pelo futuro do Palmeiras, com apenas promessas mas nunca realizações concretas.

Postar um comentário

 
Template by: Lawnys Templates