sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fecha as portas, Palmeiras!

Tenho um amigo que diz que o Palmeiras deveria fechar. Ele acha que, nos últimos 10 anos principalmente, o clube manchou tanto a sua história que seria mais negócio acabar com o futebol e virar um clube de bocha junto com um museu daquilo que já foi um dia.

Eu que sempre achei essa idéia "meio" radical começo a concordar com ele. Primeiro porque o clube parece mesmo não ter solução. Senão porque será que os técnicos mais renomados do país como Leão, Luxemburgo, Muricy e Felipão passaram por ali nessa última década e, à exceção de um Paulistinha do Luxemburgo, o time não conseguiu nada além de derrotas, humilhações e vexames? O final melancólico, digno de um clubinho de interior, no Brasileirão 2009, entregando um título que já estava na mão é a maior prova disso.

E a despeito do elenco horrível, com jogadores como Max - o atacante com a impressionante marca de 1 gol a favor e um contra em mais de uma dezena de jogos - o problema também não parece ser apenas esse, já que nomes como Vágner Love, Keirrison, Diego Souza, Gamarra, entre outros passaram pelo clube nestes últimos anos.

O problema, como aponta o meu amigo, é o Palmeiras mesmo. O Palmeiras não está em má fase, o Palmeiras é a má fase.

Tanto que sua torcida se acostumou a perder, a ser perdedora. Passou a achar normal ver humilhações como essa mais recente, com o time levando uma surra do poderoso Atlético Goianiense em pleno dia do seu aniversário.


A torcida palmeirense - com seus "tsunamis" ridículos, já que sou do tempo em que tsunami de camisas acontecia sempre que qualquer time vencia um título - com seus ídolos de pés de barro como o goleiro Marcos - que entregou o Mundial do time com uma borboletada e que não joga em alto nível há pelo menos uns 8 anos - e seu conformismo que nada cobra, nada reclama, tudo aceita e aplaude também é responsável pela péssima fase do clube, mas não a única culpada.

O maior culpado disso é o próprio Palmeiras, com suas eternas promessas, suas longas negociações em que dias se tornam semanas e semanas se tornam meses, seus obscuros jogadores que a despeito de não produzirem nada em campo tem contratos renovados por anos, seus negócios mirabolantes como vender o Valdívia e comprar de volta pelo dobro do preço, seus diretores apatetados que desmentem uns aos outros através da imprensa, seu presidente que aparece num vídeo dizendo que vai "matá us bambi", fala bobagens na TV e, segundo informam alguns veículos de comunicação, multiplicou as dívidas sem resultado prático algum.

Essa tal "Arena Palestra", que sempre precisa de "mais uma licença", é o retrato exato do que o Palmeiras virou: um site na internet, imagens do que já foi e do que poderia ser, poemas, textos emocionantes e um verdadeiro monte de entulho se arrastando dentro de campo. Uma promessa que não acontece, uma rua cheia de quebra-molas, uma espera sem fim, uma obra que quando finalmente fica pronta, está cheia de remendos por fazer.

E vendo a política do clube a perspectiva é ainda pior, já que os supostos candidatos na próxima eleição são uns piores do que os outros.

Talvez meu amigo esteja mesmo certo, se for pra não fazer nada, se for pra continuar sendo essa eterna promessa, esse eterno "campeão do ano que vem", talvez seja melhor fechar as portas e viver só de passado, já que o presente só parece servir para manchá-lo.

5 comentários:

Júlio César disse...

É triste, mas no fundo, acho que seu amigo tem razão.

E, para piorar, temos na presidência um débil mental, cercado por pessoas de índole duvidosa e baixíssima capacidade administrativa.

Talvez, para preservar o pouco que ainda sobra de nossa dignidade, talvez a solução fosse mesmo o fechamento do departamento de futebol, e nos tornarmos um clube de bocha ou tênis.

Dinho disse...

è meu caro amigo MV,o Palmeiras faleceu em 1999 com a conquista da libertadores da america, depois disso, só vexames e humilhações eu estava vendo vendo q o poderoso papão do norte o moto clube do para encerrou suas atividades , o plameiras poderia fazer o mesmo, pois não passa de um zumbi , um morto vivo, graças a esse bando de incompetentes tanto a turma do mustafa qto dessa merda de muda palmeiras, não tem um puto q pense no bem do palmeiras , ali é cada um com seu interesse , eu acho q deveriam fazer um estacionamento para os 2 shopings q tem lá em torno do palmeiras , pelo menos o espaço seria melhor aproveitado, chega de humilhação, chega de manchar o que resta de boim no palmeiras q é seu passado

DERLY. disse...

olha sinceramente acabar não diria mas no fundo do poço o palmeiras chegou,a partir de agora tem que melhorar,não sou palmeiras mas admiro o time e não acreditei quando tomei conhecimento do resultado,inacreditável,uma guilhotina iria bem,a la revolução francesa,para começar o sacode,não é possível né continuar assim,abs.

Tuka Siqueira disse...

Muitos times grandes tiveram infelizmente que passar por essa fase de quase-morte para aprenderm algumas lições e se reerguerem. O modelo de clube como ainda temos, com presidentes-donos se achando superiores ao bem e o mal está definitivamente falido. Os clubes não precisam mais de presidentes, mas de administradores, entre outras coisinhas básicas, como ética e transparência.

Anonymous disse...

É pessoal,a coisa tá feia! Enquanto esses que administram estiverem por lá, não esperemos muita coisa boa. Eles que deveriam fazer o Palmeiras grande estão o fazendo pequeno e muuuuito pequeno.

Postar um comentário

 
Template by: Lawnys Templates